EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

Eurodeputada Irene Tinagli aponta "falhanço de políticas públicas" na habitação

Eurodeputada Irene Tinagli aponta "falhanço de políticas públicas" na habitação

O Parlamento Europeu recomenda uma ação conjunta dos Estados-membros para resolver a crise da habitação.

RTP /

Foto: António Antunes - RTP

Em entrevista à RTP, a eurodeputada italiana Irene Tinagli, que lidera a comissão especial do Parlamento Europeu para o tema da habitação, fala num "falhanço das políticas públicas" nas últimas décadas.

Tinagli explicou as linhas mestras da proposta: passam por cortar a burocracia, reduzir prazos, realocar fundos comunitários e ter um pulso firme com o sector do alojamento local.O Parlamento Europeu deslocou-se à Amadora. Nas ruas de um bairro social e munida de um novo relatório, a delegação europeia procurou inspirar-se para resolver a crise na habitação.

A falta de habitação pública é outro problema visível e Portugal é exemplo disso: só dois por cento do parque habitacional é público.

Revitalizar ou ressuscitar o sector da construção é uma prioridade.

O Parlamento Europeu não quer que o tema da habitação caia para segundo plano perante outras crises.
PUB